Home   Perfil   Galeria de Cartuns   Contato

Leonardo Valença Fernandes, mais conhecido por Léo Valença é ilustrador e cartunista do Rio de janeiro. Nasceu em 12 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro. Formado em Publicidade pela Escola Técnica de Comunicação. Fez cursos de desenho básico, cartum, quadrinhos e arte-final no SENAC. Desde 2002, dedica-se a produção de cartuns na internet.

Em 2006, participou da mostra ARTE PELA PAZ promovido pelo Estúdio de Arte HQ, no qual recebeu o 1º lugar na votação on line.

Participou ainda, do concurso em homenagem ao desenhista Hermes Tadeu em 2007 e 2008, no qual recebeu o 1º lugar através da votação livre dos internautas.

Em 2009, recebeu Menção Honrosa na categoria charge no 2º Festival Internacional de Menções Honrosas para Cartunistas.

Desenvolveu o projeto de um livro intitulado Aquecimento Global em cartuns, em parceria com o portal Brazil Cartoon, que contou com a participação de 25 cartunistas de vários cantos do país. O livro foi publicado em outubro de 2010 pela editora PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que você pede o seu, para evitar desperdício de papel.

Em 2012, durante a Rio+20, foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Festival. Neste evento, ele recebeu ainda, o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular.

Em novembro do mesmo ano, lançou o Almanaque Ecológico do Lucas também pela editora PoD. Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental. 

Em 2014, lançou em junho um site dedicado ao seu personagem ecológico, o duende Lucas.

O endereço é www.duendelucas.com.br

Em 2016, participou da Mostra Competitiva da terceira edição do Green Nation Festival no Museu do Amanhã e no Pier Mauá. Ganhou na categoria cartum pelos júris oficial e popular.

Em janeiro de 2017, lançou o segundo livro do duende Lucas intitulado Passatempos Ecológicos do Lucas.

Acesse o site da editora abaixo para conhecer mais os livros do artista: 

www.podeditora.com.br








Reunião com os amigos no Armazém do Chopp



Léo com os seus pais.



Meu cartum vencedor do Green Nation Fest 2012.



Trilha ecológica na Mata Atlântica



Passeio de saveiro em Ilha Grande